25 de fev. de 2014

LUCIDI ANALISA 1 - Os Cavaleiros do Zodíaco!

(Criei até um selo para o projeto caracterizando toda minha elegância ao analisar um mangá!)

Começamos esse novo projeto com uma série clássica! Os Cavaleiros do Zodíaco!

CDZ (pra não ficar escrevendo o nome completo todas as vezes) foi escrito e desenhado pelo mestre mangaka Masami Kurumada. Seu nome no Japão é SAINT SEIYA e os capítulos da série foram lançados na revista Weekly Shonen Jump de 1986 a 1991! A série possui 28 volumes encadernados.
No Brasil a série já foi lançada por completo pela editora CONRAD, de 2000 a 2003, em 48 volumes. Em 2012 a editora JBC relançou o Mangá em formato original japonês! Neste ano a série se completa mais uma vez!
Acima: Capa da Weekly Shonen Jump com o 1º capítulo de Saint Seiya e capa do 1º volume encadernado de Saint Seiya!

Acima: Capa do 1º volume de CDZ lançado pela Conrad em 2000 e capa do 1º volume de CDZ lançado pela JBC em 2012!

CDZ não é a minha série favorita, (em breve vocês descobrirão qual é... se acompanharem minhas análises semanalmente) mas é indiscutivelmente um dos melhores Mangás de todos os tempos!
Bom, vou começar algumas análises logo, lembrando que só analisarei o MANGÁ, e não o ANIME! Não quero me aprofundar muito e nem dar muito spoiler para aqueles que ainda não leram e pretendem um dia ler o mangá ou assistir o anime (se é que existe uma pessoa nesse mundo que nunca leu CDZ ou assistiu o anime...).

CDZ é um Shonen clássico! O Mangá prende muito a atenção do leitor pela ação, poderes e inimigos novos que surgem a todo momento! É a típica história onde qualquer coisa serve de pretexto pra briga! Muitos personagens são marcantes, todos os leitores acabam decorando seus nomes e poderes. Os personagens principais têm motivações pessoais para lutar e superar seus desafios.
Observação importante: Não vou escrever aqui a sinopse de nenhuma série! Qualquer um pode pesquisar isso no Google! Continuando...

Seiya é um personagem principal clichê de todo bom Shonen, ele começa mais fraco, vai superando desafios sempre lembrando de seu objetivo, apanha que nem condenado, usa o seu golpe principal, Meteoro de Pégaso, trocentas vezes pra fixar o nome na cabeça do leitor e fazê-los copiar seus movimentos como retardados, vai ficando cada vez mais forte e sempre finaliza as lutas principais! 






Shiryu é o típico personagem secundário que acaba chamando mais atenção do que o personagem principal para muitos leitores. É forte e carismático. É fã do Stevie Wonder!







Hyoga é um personagem frio (RÁ) e arrogante... o que você espera de um loiro de olhos verdes?! Com o tempo ele vai ficando mais simpático e afetivo... principalmente com o Shun, huhuhu (brincadeira!).




Shun é o cavaleiro mais sensível e prefere se defender com suas poderosas correntes do que bater em alguém. Muito se fala da opção sexual de Shun, mas o fato é que ele foi muito mais macho que os outros em diversas situações! Tem um poder enorme que se revela com o passar do tempo!





Ikki é o mais forte dos cavaleiros de bronze. É muito temperamental e sempre está cumprindo missões em paralelo às missões principais. Quando ele aparece é pra acabar com a graça do inimigo, e sempre mais forte! Tem um desrespeito sadio pelo adversário e sua ignorância e ironia são admiráveis!




Depois de minha análise dos personagens principais, devo fazer uma análise geral do desenrolar da trama... Como CDZ é uma série relativamente longa e sua publicação foi feita nos moldes semanais, sempre tentando prender ao máximo a atenção do leitor e fazê-lo esperar impacientemente para comprar o próximo volume, a história se torna em alguns momentos repetitiva ou sem sentido em certas lutas, mas a ação compensa a enrolação. A repetição a que me refiro é devido à aplicação de algumas formulas prontas para os combates, como o personagem principal apanhar e alguém sempre chegar pra ajudar ou apanhar e depois chegar ao sétimo, oitavo, nono sentidos e etc... mas essa formula é utilizada em qualquer Shonen mesmo, então não devemos nos preocupar!
CDZ é uma série cativante e até emocionante em alguns momentos, prende nossa atenção, nos motiva, nos deixa mais alegres, nos faz querer gasta dinheiro com camisetas, bonecos, games e centenas de produtos relacionados... vale a pena ler e reler!

Os traços: O estilo gráfico aplicado em CDZ é o Shonen clássico, mas que em alguns aspectos deixa um pouco a desejar... As cabeças do mestre Kurumada são estranhas e muitas vezes desproporcionais, principalmente quando estão na posição de semi perfil. Algumas coisas como animais e armaduras são bem detalhadas. Existe uma economia muito grande de cenários nos quadros, com muito preenchimento de linhas de ação, retículas, áreas pretas e efeitos de golpes. Digo tudo isso porque também sou desenhista e sei do que estou falando... se você é daqueles fãs que saem xingando em posts da internet só porque discordam do que leram, por favor não comentem no meu blog pois provavelmente você não entende nada de desenho!

 SÉRIO?!

Fora alguns detalhes técnicos, a narrativa visual é fora de série, realmente muito boa!
Outra coisa que tenho que admitir é que, diferentemente da maioria dos mangakas japoneses, Masami Kurumada é muito style! Dá só uma olhada na galeria especial de fotos que selecionei:





 15 Fatos REAIS sobre CDZ (só os entendedores entenderão):
1- As armaduras se quebram incontáveis vezes e em quase todos os combates;
2- A maneira em que Saori é atingida pela flecha dourada é ridícula! Foi tudo muito rápido e sem sentido... O cavaleiro de Flecha aparece em uma página e morre na outra com um Meteoro de Pégaso...;
3- Os cavaleiros têm 200 litros de sangue cada um;
4- Sempre que recebem um ataque forte, os cavaleiros saem voando e caem de ponta cabeça com a cara no chão... SEMPRE!;
5- A história de que um golpe não funciona 2 vezes no mesmo cavaleiro é furada!;
6- A última chama do relógio do santuário durou 24 horas pra se apagar... enquanto cada uma das outras durava o tempo exato dos cavaleiros passarem de uma casa pra outra!;
7- Os cavaleiros de Atena repetem 500 vezes seus objetivos para seus inimigos... eles repetem a história inteira como se o leitor fosse esquecer do que leu na página anterior;
8- Ikki sempre volta;
9- Nunca acredite quando dizem que tal armadura é a mais resistente de todas ou que tal golpe é o mais rápido ou poderoso... Sempre aparece coisa melhor!;
10- Sempre existem golpes mais poderosos nas mangas;
11- Sorento e Julian têm uma relação alegre;
12- Algum cavaleiro sempre se ferra sozinho até que outro ou outros cheguem pra ajudar;
13- Todos os meninos só se interessam por seus signos por causa de CDZ;
14- Os cavaleiros de bronze de Lobo, Hidra, Urso, Unicórnio e Leão Menor são quase que completamente abandonados;
15- Mitsumasa Kido é um velho SAFADENHO!

A importância da obra no Brasil:
O mangá de CDZ tem uma importância muito grande, mas o ANIME teve uma importância ainda maior no nosso país! Quando o anime de CDZ estreou pela Rede Manchete em 1994 acredito que nem os próprios diretores da emissora esperavam tanto sucesso! Foi realmente uma febre! Não vou entrar em detalhes históricos, mas fato é que CDZ abriu as portas para outros animes, produtos relacionados, jogos e etc... Outro fato importantíssimo que marcou a vinda de CDZ pra cá foi que a partir daí os dubladores de animes e desenhos em geral ganharam mais reconhecimento! Todo fã de CDZ queria conhecer a cara de quem dublava o Seiya, Shiryu, Saga e todos os outros! Até hoje, 20 anos depois da 1ª exibição do anime no país, os dubladores ganham dinheiro se apresentando em eventos e contando como foi dublar o seu personagem na época... além de sempre repetirem milhares de vezes os golpes mais famosos de seus personagens e gravarem chamadas engraçadinhas para celulares de otakus! O Mangá também tem sua importância no Brasil! Em 2000 ele foi lançado juntamente com Dragon Ball pela editora Conrad. Até então outras editoras não tiveram coragem de lançar mangás no país pelo medo de não haver aceitação do público, principalmente pelo fato da leitura ser "de trás pra frente". A aposta da Conrad foi certeira! Sem entrar em detalhes novamente, posso dizer que, se temos muitos mangás nas bancas hoje, devemos tudo ao sucesso de Dragon Ball e CDZ!

Toda a análise feita aqui é pessoal e tratada com muito bom humor, qualquer um pode concordar ou discordar e expressar sua opinião pessoal nos comentários! Seu comentário pode me ajudar a melhorar minhas próximas matérias!

Na quarta-feira que vem, dia 05 de março, falarei sobre OS CAVALEIROS DO ZODÍACO - THE LOST CANVAS no LUCIDI ANALISA 2! Espero que tenham gostado! Não deixem de comentar e compartilhar o post!

No próximo LUCIDI ANALISA:

LUCIDI de Escorpião!

24 de fev. de 2014

Novo projeto - Análise de Mangás!

A partir desta quarta-feira, 26 de fevereiro, iniciarei um novo projeto pessoal aqui no blog do Estúdio Lucidi! O projeto se chamará "LUCIDI ANALISA"!
Toda semana farei uma matéria de alguma série de Mangá já lançado aqui no Brasil! Nessa matéria farei uma resenha da série, ou seja, analisarei a obra em seus aspectos gráficos e narrativos!
É claro que toda a análise será pessoal e tratada com muito bom humor, qualquer um pode concordar ou discordar e expressar sua opinião pessoal nos comentários do post!
As matérias também serão publicadas na página do Facebook do estúdio e se der certo pretendo levar a ideia adiante!
Minha primeira resenha será sobre CAVALEIROS DO ZODÍACO (SAINT SEIYA)! Falarei nesta semana somente da série clássica e pretendo seguir nas próximas semanas com THE LOST CANVAS, NEXT DIMENSION e THE LOST CANVAS GAIDEN!

Uma parte da minha coleção... Quero compartilhar com vocês tudo que li!
 
Espero que todos curtam a ideia! Nesta quarta, dia 26, às 16:00h posto aqui a 1ª matéria!

LUCIDI

19 de fev. de 2014

Estúdio Lucidi - Escola de Desenho em DESCALVADO!

O Estúdio Lucidi abrirá uma filial em Descalvado-SP!
Durante o final de fevereiro e o mês inteiro de março estaremos fechando listas de interessados nos melhores cursos de desenho já conhecidos em São Carlos e região, e provavelmente já começaremos as aulas em abril de 2014, com o professor Danilo de Falco (clique AQUI e conheça alguns trabalhos do Danilo).
Os cursos oferecidos em Descalvado serão os mesmos oferecidos em São Carlos! Se você ainda não conhece nossos cursos clique AQUI!
Ainda não temos dias e horários fixos definidos para a unidade de Descalvado, por isso se você tem interesse em se matricular, entre em contato pelo telefone (19) 3583-0631, ou pelo email do estúdio:
estudiolucidi@gmail.com


LUCIDI

13 de fev. de 2014

MATRÍCULAS ABERTAS! Os melhores cursos de DESENHO da região!!!

O Estúdio Lucidi está com as MATRÍCULAS ABERTAS para todos os seus cursos de desenho em 2014!

Neste ano o Estúdio Lucidi está com diversas novidades! Além de apresentarmos novos professores e melhorarmos cada vez mais nossos cursos, realizaremos diversas exposições, palestras e workshops por São Carlos e toda região ao longo do ano!
Publicaremos diversos fanzines (publicações independentes) com os professores e alunos e lançaremos novos projetos na área das artes gráficas!


Confira detalhes sobre nossos cursos clicando AQUI!
Para saber sobre o material necessário para os cursos, tempo de duração, matrícula e outras coisas clique AQUI!

Agende uma aula experimental GRÁTIS no Estúdio Lucidi para conhecer melhor nossos cursos e métodos por:
Telefone: (16) 3416-8143
Email: estudiolucidi@gmail.com
Em breve traremos mais informações sobre cursos, eventos e projetos!
LUCIDI

12 de fev. de 2014

Novos professores do Estúdio Lucidi!!!

O Estúdio Lucidi tem 2 novos professores a partir de fevereiro de 2014!
Alex Veronez passará a dar aula para todas as turmas de desenho de manhã e de tarde, juntamente com o Osvaldo, e Willian A. F. Dias passará a dar aula para todas as turmas Kids do estúdio e para a turma mais velha de terça à noite!
Para sabermos um pouquinho mais sobre os novos professores, fizemos as seguintes perguntas para ambos:

1- Há quanto tempo você trabalha com desenhos profissionalmente?
2- Quais são suas maiores influências (ou referências) em artistas e em obras publicadas?
3- Você acha que qualquer um pode aprender a desenhar?
4- O que você achou da ideia de dar aulas no Estúdio Lucidi?
5- Você tem algum projeto que gostaria de desenvolver em particular ou com o estúdio futuramente?

Confira as respostas de cada professor: 

Alex Veronez:
1- Comecei a produzir fanzines em 2012. Em 2013 ministrei alguns workshops no estilo Comics, primeiramente no Anime Sanca Fest e na Riah Comic Shop. Também neste ano comecei a dar aulas de Comics no Estúdio Lucidi. Agora em 2014 estou auxiliando nos cursos de Mangá, Cartum e Desenho Clássico também. 
2- Jim Lee, Frank Miller, Yoshihiro Togashi, Katsuhiro Otomo, Nobuhiro Watsuki, Masami Kurumada, Eiichiro Oda, Tite Kube, Mike Deodato Jr., Akira Toriyama...é uma lista enorme que aumenta cada vez mais. 
3- Sim, com dedicação e persistência qualquer pessoa pode aprender a desenhar. O intuito das aulas é realmente esse, fazer com que as pessoas enxerguem o desenho de maneira diferente, ensinando técnicas desde as mais básicas para a concepção da arte e aqueles que já tem alguma experiência auxiliar na melhora dos trabalhos. 
4- Estou grato em poder dar aulas no estúdio. Fazer com que mais pessoas gostem de desenhar é gratificante e ainda tenho praticado ainda mais nas aulas o que é muito importante pra mim. 
5- O Estúdio Lucidi já vem me auxiliando na diagramação dos meus fanzines desde 2012. A ideia é produzir HQ´s com maior qualidade e circulação. 

Willian A. F. Dias:
1- Essa é uma pergunta complicada, posso dizer que oficialmente em fevereiro de 2014 quando comecei a dar aula no Estúdio Lucidi. Não oficialmente diria que que por volta do agosto de 2013. Digo isto pois já estava tentando entrar no mercado profissional do desenho, mas é um pouco complicado de se entrar no mercado de trabalho neste setor.
2- Bom, tenho que começar por Masami kurumada, criador do Cavaleiros dos Zodíaco, assisti muito em minha infância na época da TV Manchete. Nesta época nem sabia que isto era um animê. Também me marcaram muito Shurato, do Hiroshi Kawamoto, assim como o Shoujo Sailor Moon, da Naoko Takeuchi. Já um pouco mais velho comecei a ter muita influência de Akira Toriama, assistia muito Dragon Ball Z, no ginásio desenhava muito os personagens da Série. Outra obra de Akira que me marcou muito foi o jogo Chrono trigger lançado pela Square Enix (na época Squaresoft) para Super Nintento em 1995, no qual ele foi o designer gráfico. Agora já mais velhinho, aos meus 24 anos, tenho como referência principal as meninas da CLAMP, gosto muito de Chobits, Guerreiras magicas de Reyarth, assim como Takeshi Obata em sua obra Death Note, como o texto Eiichiro Oda que em minha opiniões são os maiores mestres do desenho e de roteiro. Ken Akamatsu também é uma grande referência, adoro sua obra Love Hina. Para não estender a lista vou terminar com a Hiromu Arakawa, com sua obra Full Metal Alchemist que é sem dúvida uma das maiores obras já feitas e que me inspira muito também.
3- Acredito que qualquer um pode desenhar assim como andar de bicicleta, jogar bola, cozinhar entre muitas outras atividades exigem prática e estudo. Qualquer um é capaz de desenhar, basta praticar. É claro que com um suporte de um professor conseguimos progressos mais rapidamente, e aprendemos diversas técnicas que transformam nosso trabalho em algo de uma qualidade mais elevada, mas qualquer um com dedicação pode ser um Picasso ou um Da Vinci, pois eles não eram diferentes de nós apenas praticaram muito, Da Vinci em especial, amava estudar e conhecer coisas novas isso fez com que ele se tornasse bom em diversas áreas.
4- Isso está sendo uma experiência fantástica! Dar aula para o estúdio está elevando muito a qualidade dos meus trabalhos e sei que isto é resultado de dar aulas, pois tenho a cobrança de aprender mais para passar para os alunos, a cada dia é uma nova experiência e é muito gratificante você ver os alunos aprendendo e saber que você faz parte disso. Ser professor do curso Kids e ainda dar aula no curso adulto junto com o Prof. Osvaldo, é algo muito bacana pois trabalho com públicos de idade bem diferenciada, consigo desenvolver uma didática muito boa e ainda dou aula junto com um dos maiores desenhistas de São Carlos.
5- Tenho vários projetos, um deles, que estou desenvolvendo aos poucos, é o material de anatomia humana, seguindo posteriormente com outros materiais, como animais e natureza. Além disso, quero trabalhar com pintura em tela e gostaria de desenvolver um trabalho de animação, assim como um quadrinho de minha autoria. Gostaria também de desenvolver novos cursos para o estúdio, contribuindo ainda mais com a formação dos alunos e aproveitando a minha formação, tenho um pouco de dificuldade em desenvolver tudo devido a minha correria no meio acadêmico, mas aguardem que em breve já devem estar chegando novidades!     

Confira alguns trabalhos do Alex e do Willian:










 

















Confira mais informações sobre os professores do Estúdio Lucidi na PÁGINA DE PROFESSORES do blog!

LUCIDI

11 de fev. de 2014

Eventos em novembro e dezembro de 2013

No fim de 2013 e começo de 2014 o Estúdio Lucidi realizou diversos eventos dentro e fora de São paulo, mas não tivemos tempo de postar matérias aqui sobre eles por causa da reforma que fizemos tanto no blog quanto no próprio estúdio físico!
Realizamos exposições em escolas, palestras e workshops em vários lugares de São Carlos. Entre os principais eventos do estúdio estão a Oficina de criação de personagens na BCO (biblioteca comunitária da UFSCar) no dia 13/11/2013, a criação do Fanzine coletivo de alunos do Estúdio Lucidi e a nossa participação no Ressaca Friends no dia 22 /12/2013.

Confira algumas imagens dos nossos eventos:
Osvaldo e Ricardo no Fanzine Expo do Ressaca Friends 2013

Ariane no Fanzine Expo do Ressaca Friends 2013

Ricardo, Ariane, Lucidi e Osvaldo no Fanzine Expo do Ressaca Friends 2013
Capa do fanzine coletivo de alunos do Estúdio Lucidi Nº1

Oficina de desenho na BCO

Oficina de desenho na BCO

Oficina de desenho na BCO

Oficina de desenho na BCO

Oficina de desenho na BCO
Exposição de trabalhos dos alunos na escola Prof. Gabriel Felix do Amaral
Exposição de trabalhos dos alunos na escola Prof. Gabriel Felix do Amaral
Exposição de trabalhos dos alunos na escola Prof. Gabriel Felix do Amaral

Exposição de trabalhos de alunos na Industrial

Exposição de trabalhos de alunos na Industrial

Exposição de trabalhos de alunos na Industrial

Em 2014 o Estúdio Lucidi fará novamente diversas exposições, palestras, workshops e oficinas de desenho em São Carlos e região, além de diversos novos projetos que postaremos aqui e em nossa página no facebook!
Em breve postaremos mais novidades, fique ligado!

LUCIDI