Os Cavaleiros do Zodíaco - The Lost Canvas
Saint Seiya: The Lost Canvas - Meiō Shinwa (título original em japonês que significa "A Tela Perdida - O Mito do Rei das Trevas") tem roteiro do mestre Kurumada (criador de Saint Seiya) e traços da genial Shiori Teshirogi!
Seus capítulos originais foram lançados na revista Weekly Shonen Champion, da editora Akita Shoten, de 2006 a 2011. No Brasil o mangá saiu pela editora JBC, em 25 volumes encadernados (mesmo número de encadernados no Japão), de 2007 a 2012!
Capas dos volumes Nº1 de Saint Seiya lançados no Brasil e no Japão
TLC (pra abreviar The Lost Canvas) é um spin-off de Saint Seiya, ou seja, veio depois da série original lançada em 1986. O mangá não é uma continuação da história, ele narra a guerra santa que ocorre antes de geração de Seiya, no ano de 1743! A narrativa é bem diferente da série clássica, TLC mostra uma história séria cheia de conflitos, dramas e muita ação, como de costume. Em alguns momentos há uma descontração por parte de alguns personagens, expressões engraçadas e inesperadas, o que é muito bom pra quebrar algumas cenas tensas.
A abordagem dos inimigos também é mais interessante em TLC, as lutas ocorrem em diversos lugares diferentes e quase todos os inimigos tem uma importância grande na história. Quase não existe "peixe pequeno" entre os espectros de Hades que participam das cenas de ação principais. Falando nas lutas e nos inimigos, muitos personagens importantes aparecem logo no começo, alguns também são derrotados no começo e outros demoram a aparecer novamente, o que deixa o leitor mais ansioso por revê-los!
A leitura do mangá é rápida e não é cansativa. No decorrer da história adversários inesperados aparecem. TLC é muito menos previsível que a série clássica!
Para ler TLC e ter um entendimento pleno do que está ocorrendo é preciso ter lido Saint Seiya antes, mas se você não tem o mangá clássico e tem a oportunidade de ler TLC antes pode fazê-lo... acredito que você irá gostar muito... MAS LEIA A SÉRIE CLÁSSICA PELAMORDEDEUS!!!
Voltando à análise... o mangá também explica algumas coisas interessantes que não são explicadas na 1ª versão, como a origem do rosário que pode selar a alma dos espectros, de onde vem o nome Aldebaran, a rivalidade histórica entre o cavaleiro de Pégaso e Hades, a importância de Dohko e Shion, entre outras coisas.
Um ponto importantíssimo que devo ressaltar é que a história e a narrativa de TLC são melhores do que as de Saint Seiya clássico pois existe um foco grande em um ponto: a batalha contra Hades! Enquanto a 1ª versão de Saint Seiya falava da batalha das 12 casas, a batalha contra Poseidon e contra Hades em 28 volumes, TLC só fala sobre a guerra santa em 25 volumes encadernados! O foco ajuda a deixar a leitura menos enjoativa.
Os personagens de TLC também são mais carismáticos e passam até a impressão de serem mais poderosos do que seus sucessores. Outra diferença importante entre a versão clássica e TLC é que existe um foco em apenas um personagem principal, Tenma de Pégasus. Todos os coadjuvantes são importantes e ajudam muito no desenrolar da história, mas fica mais fácil desenvolver a narrativa quando se existe um foco maior no principal. Na 1ª versão Seiya é o principal mas Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki têm muito foco também!
Os personagens:
Tenma é o cavaleiro de Pégasus dessa geração e o personagem principal em TLC! Ele luta durante todo o mangá movido por sua promessa que fez à Sasha e Alone, seus melhores amigos do orfanato. Sempre busca fazer o bem e é um pouco emotivo. Supera seus adversários de maneira clichê, como em todo bom Shonen! Muitas vezes repete seu objetivo nas batalhas e busca seu amigo Alone doentiamente... o que nos deixa com raiva dele em alguns momentos! Sua personalidade é forte, mas na minha humilde opinião ele não supera a personalidade e carisma de Seiya, seu sucessor mais importante! Cito isso pois em todos os outros casos os cavaleiros de TLC são mais carismáticos do que seus sucessores!
Sasha é a reencarnação da Deusa Atena e irmã de Alone, hospedeiro do Deus Hades. Foi criada em um orfanato juntamente com seu irmão e Tenma. Tem praticamente as mesmas características de Saori, a Atena da geração de Seiya. É bondosa, luta pela justiça e faz qualquer coisa pelos seus cavaleiros... mais ainda por Tenma! Sua participação na guerra é sempre importante, mas pra mim deixou a desejar!
Alone é o melhor amigo de Tenma no orfanato, mas o destino fez com que ele hospedasse o espírito de Hades, fazendo com que ele enfrentasse seu melhor amigo que se tornara cavaleiro de Pégasus, protetor da Deusa Atena, sua irmã! Em toda geração tem um rolo parecido... pegadinha do malandro do destino!
Como todo bom hospedeiro de Hades, Alone tem uma alma extremamente pura e inocente. Ele também é um excelente pintor e ao se tornar Hades começa a pintar o Lost Canvas, que significa "tela perdida". Quando o Lost Canvas estivesse concluído toda a humanidade seria dizimada. Tenma faz a promessa de recuperar a alma de seu melhor amigo de infância e o confronto entre os dois se dá diversas vezes durante a história, e não apenas no final!
Alone se torna um inimigo interessante, se mostra até mais forte que o próprio Deus dos mortos em determinadas situações.
Yato e Yuzuriha são os típicos personagens coadjuvantes que estão sempre ao lado do principal e ajudam em diversas situações. Muitas vezes são até mais carismáticos do que Tenma.
Yato é o cavaleiro de bronze de unicórnio (finalmente deram uma importância para o unicórnio!), tem uma personalidade forte e quer sempre superar Tenma. As cenas mais descontraídas do mangá são protagonizadas por ele.
Yuzuhira é uma amazona de prata de Grou. Veio de Jamiel e juntamente com Yato salvam Tenma algumas vezes! É uma mulher forte mas ajuda a dar um toque feminino à história.
Os cavaleiros de ouro de TLC foram criados pra lavar a alma dos seus sucessores! Eles são infinitas vezes mais carismáticos e até mais importantes para a história do mangá do que os cavaleiros de ouro de Saint Seiya clássico! Todos, TODOS os cavaleiros de ouro de TLC são importantíssimos para a história e seus poderes são fantásticos. O interessante é que eles vão se revelando aos poucos no decorrer da história e muitos que não dávamos nada à primeira vista nos surpreendem positivamente!
Não vou descrever um por um, mas seus nomes devem ser no mínimo citados:
Shion de Áries, Aldebaran (Hasgard) de Touro, Aspros e Defteros de Gêmeos, Manigold de Câncer, Regulus de Leão, Asmita de Virgem, Dohko de Libra, Kardia de Escorpião, Sísifo de Sagitário, El Cid de Capricórnio, Dégel de Aquário e Albafica de Peixes!
Vocês vão ter que admitir que quando brincavam de cavaleiros do zodíaco com os amiguinhos e cada um tinha que ser o cavaleiro de ouro de seu respectivo signo ninguém gostava muito de ser o Máscara da Morte de Câncer ou o Afrodite de Peixes... mas ser o Manigold, o Albafica ou qualquer outro do TLC é muito LOKO!!!
Os traços: O estilo de Saint Seiya - The Lost Canvas também é o Shonen, mas os traços de Shiori Teshirogi são lindos! Ela usa muitos detalhes por toda parte e ao mesmo tempo uma delicadeza excepcional ao retratar as expressões e movimentos dos personagens! Alguns de seus traços carregam um pouco da característica do Shoujo, como os olhos expressivos, cabelo fio a fio, corpo geralmente magro e esticado e extrema delicadeza principalmente nas armaduras e cenários!
A narrativa visual é muito boa, já que seus desenhos de movimento e retratação quadro a quadro são bem detalhados! Os muitos detalhes em cada cena podem atrapalhar um pouco no entendimento do ocorrido, caso o leitor não preste atenção em alguns detalhes. Muitas vezes podemos perder algum detalhe importante que nos é passado apenas por meio visual, e não escrito, já que queremos ler o próximo quadro o mais rápido possível, prestando atenção apenas nos balões e "pulando" o olho de alguns desenhos.
Shiori Teshirogi acima!
Bom, nessa análise falei muito bem sobre The Lost Canvas e pessoalmente gostei muito mais do que a série clássica... mas não devemos esquecer que se não existisse a versão de 1986 TLC também não existiria! A história de TLC é genial e quem a escreveu também foi o mestre Masami Kurumada! Por isso não importa qual história é a melhor, devemos ler todas!!!
E viva o Kurumadinha!
Toda a análise feita aqui é pessoal e tratada com muito bom humor,
qualquer um pode concordar ou discordar e expressar sua opinião pessoal
nos comentários! Seu comentário pode me ajudar a melhorar minhas próximas matérias!
Na quarta-feira que vem, dia 12 de março,
falarei sobre SAINT SEIYA - THE LOST CANVAS: GAIDEN e SAINT SEIYA - NEXT DIMENSION no LUCIDI
ANALISA 3! Analisarei mais duas versões de Cavaleiros do Zodíaco pra permanecer no tema e encerrar sobre tudo que li a respeito! Em seguida, dia 19 de março, prometo não falar mais de CDZ, kkkk!
Espero que tenham gostado! Não deixem de comentar e
compartilhar o post!
No próximo LUCIDI ANALISA:
Mestre LUCIDI do Santuário!