26 de out. de 2011

ESTÚDIO LUCIDI 2012

Já escrevi aqui no blog, em posts anteriores, que estou reformando o Estúdio Lucidi, mas ainda não escrevi quais serão todas as suas novas funções em 2012... por isso venho esclarecer um pouco mais neste post quais serão algumas das novas atividades do estúdio.
Além de trabalharmos na área de criação de imagens (como vinhamos fazendo este ano, criando mascotes, logos e etc.), o Estúdio Lucidi se transformará em uma moderna e ampla escola de artes, com várias salas para atividades diferentes, um telão para apresentações em imagem e video, apostilas e materiais personalizados produzidos pelo estúdio!
O Estúdio Lucidi não dará apenas aulas de desenho, também faremos cursos práticos e rápidos em outras áreas da arte, como artesanato e pintura, por isso seremos uma escola de Artes, não só de desenho! Ao longo do tempo também poderemos instalar na escola outros cursos na área da arte, quem sabe!
Os cursos serão conduzidos por professores especializados em cada área, acontecerão de segunda a sábado, nos períodos matutino, vespertino (todos os cursos) e até noturno(em alguns cursos), com várias turmas por curso e com divisão por faixa etária!
Eu, por exemplo, só darei aulas na área de desenho artístico, e para maiores de 10 anos, as aulas de desenho para crianças de 4 a 10 anos serão monitoradas pela Nayara, este será um curso mais leve, ensinando algumas técnicas básicas para as crianças e desenvolvendo sua criatividade e coordenação motora!
O que posso adiantar também é que teremos cursos, na área de desenho artístico, de caricatura, desenho clássico, desenho cômico, cartum e histórias em quadrinhos. Também teremos diversos cursos de mangá, diferentes de todos os cursos que dão por aí, já que dentro do "mangá" existem diversos estilos de desenho, como o Shonen, o Shojo, o Gekigá e muitos outros, e a maioria dos cursos de mangá em escolinhas de desenho ensinam a mesma coisa, generalizando este estilo oriental de desenhar. Para que os alunos do curso de mangá entendam melhor os estilos de desenho oriental que citei estou preparando palestras, aulas especiais e apostilas sobre a história do mangá. Entendendo melhor a história do mangá podemos compreender de onde, como e por que surgiram diversos estilos diferentes! Esses são os cursos que estão confirmados em nossa escola de artes, mas poderemos implantar novos cursos futuramente!
Em breve montarei um site da futura escola e o divulgarei aqui, para informar melhor sobre os cursos, os horários e os professores!

Para a divulgação da Escola de Artes desenhei um símbolo que será usado em banners, folhetos e afins, com dois dos meus personagens dos quadrinhos representando as novas funções do Estúdio Lucidi em 2012:


LUCIDI

19 de out. de 2011

ESTÚDIO LUCIDI na Rádio São Carlos!

Dia 20 de outubro gravei uma boa entrevista na rádio São Carlos AM 1450 kHz, no programa "Viva São Carlos", das 12h às 13h, do amigo Luiz Augusto!
A entrevista iria ao ar ao vivo, mas por problemas na torre de transmissão da rádio ficamos fora do ar. A gravação da entrevista ficou muito legal e vai ao ar nesta segunda-feira, dia 24 de outubro, sempre no horário das 12h às 13h. Em breve ela será colocada na internet também e voltarei aqui para divulgá-la!
Conversamos sobre como tive a idéia de fazer quadrinhos, minhas influências, a história de meus personagens e a criação da revista "O povo do Monjolinho", o mercado de quadrinhos no Brasil e um pouco da história das HQ's no mundo, com ênfase no mercado de quadrinhos japonês, o famoso mangá!
Também conversamos sobre diversos temas de maneira dinâmica, como animações e meus novos projetos, divulguei minhas revistas de quadrinhos independentes, os fanzines, e falei das obras de meu estúdio que estão em andamneto, para futuramente fazer ali uma escola de artes e um grande estúdio de desenhos na região!
Enfim, foi uma entrevista muito bacana e que abordou temas muitas vezes desconhecidos para quem não conhece a história dos quadrinhos de uma maneira geral, e como o próprio entrevistador, Luiz Augusto, classificou como uma "entrevista muito didática"!

LUCIDI

7 de out. de 2011

Estudos dos novos personagens do Monjolinho

No post anterior deste blog eu revelei que novos personagens do Monjolinho estavam sendo criados por mim para completar ainda mais minhas histórias em quadrinhos, mas eu errei as contas... e errei feio! Escrevi que seriam 70 personagens ao todo, 30 já apresentados na página de personagens deste blog, e mais 40 novos... Refiz minhas contas e pensei um pouco mais, vasculhei meu computador para resgatar fotos de animais de estimação e moradores do Bairro do Monjolinho real, encontrei muita coisa e vi que muitos outros personagens mereciam ser criados! Por isso, ao invés de serem 70 personagens ao todo, serão mais de 90 até o fim deste ano!!!
Pelas minhas novas contas serão ao todo 96 personagens, mas creio que no final eu faça 100 só pra arredondar... quase 30 deles serão animais de estimação e da rua, e não apenas 20 como mencionei no post anterior!
Para todos esses personagens é obvio que criarei um site específico, onde mostrarei a história de todos, quadrinhos inéditos, tirinhas e conteúdos especiais! O site será montado e divulgado aqui no começo de 2012!
Bom, enquanto vou criando os novos personagens e conteúdos para este blog e futuros sites, divulgarei alguns estudos que fiz para a criação de alguns personagens/mascotes do Monjolinho:


Estes acima são apenas alguns rascunhos de estudos que fiz para encontrar a melhor forma de desenvolver graficamente um animal em meu "estilo" de desenho. Quando crio um personagem ele deve conter as características e formas que mostram o meu traço. Acima rabisquei as formas de alguns cachorros, um gato e um coelho, mas eles são apenas estudos, não são os personagens definitivos que criei posteriormente!


Estes acima já são os rascunhos definitivos dos personagens coelhos do Monjolinho! Estou revelando-os pois já sei os nomes de todos os personagens novos que estou criando, mas ainda não tenho idéia de qual nome colocar em um destes dois coelhinhos... por isso se alguém tiver alguma idéia de um nome que combine com os coelhos, escreva-a nos comentários deste post!

Em breve voltarei com mais desenhos inéditos, notícias e o nome escolhido para o coelho maluco do Monjolinho!

LUCIDI